MANUAL DOS CHÁS – CUIDADOS, RECOMENDAÇÕES E FORMAS DE USO

Por: Taila Loren – Terapeuta Ayurveda

Você está lendo esse artigo porque é um amante de chás ou está querendo que ele faça parte de sua dieta. Certo? Muitos de nós temos receitinhas de chás que vieram de nossos pais e avós. Com certeza você tem um chá favorito que te ajuda a relaxar, diminuir a dor de cabeça ou curar a dor de barriga. Sabendo disso fizemos esse manual para te ajudar a fazer o uso correto dos chás.

Você vai ver:

  • Que cuidados tomar ao fazer uso do chá?
  • Quais os riscos de usar em excesso?
  • Por quanto tempo posso tomar?
  • Como preparar um bom chá?
  • Quais as formas de preparo dos chás medicinais?

Que cuidados tomar ao fazer uso do chá?

Os fitoterápicos têm valores ativos e pouco valor nutricional, assim como os óleos essenciais, equilibram a acidez muscular, a acidez hormonal e sanguínea e ainda diminuem as toxinas do corpo.

Os medicamentos à base de plantas medicinais deve-se ter o cuidado de observar as dosagens das partes vegetais (folhas, flores, frutos, caule e raízes) e sua forma correta de uso.

Quais os riscos de usar em excesso?

A administração de doses excessiva de uma planta pode provocar intoxicação. Por exemplo, o funcho ou erva-doce, é um aliado da mãe e do bebê, com suas propriedades carminativas e galactagogas, porém não se deve ultrapassar as doses indicadas, pois a essência que contém pode provocar convulsões.

Por quanto tempo posso tomar?

O uso de chás na milenar Medicina Ayurvédica recomenda-se em períodos de uso máximo entre 21 e 30 dias, intercalados com períodos de descanso de 7 dias, deve-se evitar o uso contínuo da mesma planta, salvo algumas exceções sob orientação do médico ou terapeuta.

Fonte: Freepik

Como preparar um bom chá?

Os remédios caseiros devem ser preparados de preferência em vasilhas de louça vidro, aço, inox ou esmaltados, para evitar a interferência do alumínio nas propriedades terapêuticas. Os chás nunca devem ser guardados de um dia para o outro. Recomenda-se não adoçar os chás, pois pode interferir na ação medicinal da planta. Além disso, a adição de mel em chás deve ser feita depois que estes fiquem mornos ou frios.

Quais as formas de preparo dos chás medicinais?

·      Infusão: são preparações onde se adiciona água fervente sobre as ervas, numa vasilha deixando-as em repouso, durante uns 10-15min. São usadas na preparação de chás com folhas, flores e talos.

·      Decocção:São preparações em que fervemos a água e a planta numa vasilha por 3 à 5 minutos, dependendo da parte da planta usada. É usada para partes mais rígidas como cascas, raízes, frutos e sementes.

·      Cataplasmas: É a aplicação de um macerado de ervas quente ou frio, com a finalidade de reduzir processos inflamatórios e/ou dor local.

·      Compressas:Consiste em mergulhar um pano limpo em um preparado de chá e aplica-lo diretamente sobre a pele na parte que deve ser tratada, deixando vários minutos.

·      Tintura: As tinturas vegetais são preparadas à temperatura ambiente pela ação do álcool ou mistura hidroalcoólica sobre a erva seca.

Agora que você já sabe como utilizar os chás desejamos que receba todos os benefícios de seu chá favorito!

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!